Vila di Casa | TUDO SOBRE TAPETES!

TUDO SOBRE TAPETES!

Como escolher o melhor modelo para deixar cada espaço da sua casa especial?


1) Tamanho


As opções de tamanhos são diversas e com o serviço de confecção sob medida, aumentou ainda mais essas possibilidades.
O tamanho do tapete em uma decoração é o que vai delimitar os ambientes e até mesmo a forma como colocar os móveis. Para tanto, algumas regrinhas devem ser seguidas para que a função de decorar e marcar o espaço seja alcançada de forma eficaz:
- Tapetes de salas de estar: Devem ter uma média de 20 cm a mais para que os móveis fiquem com pelo menos uma parte em cima do tapete;
- Tapetes de salas de jantar: Devem ter 60 cm a mais do que o limite da mesa, para que as cadeiras ao afastadas possam ainda ficar sobre o tapete;
- Tapetes na circulação: Devem ter 20 cm a menos do que o limite do corredor, para que fique visível parte do piso em todos os lados.


2) Formato


Vão desde os clássicos quadrados e retangulares até os circulares e irregulares. Tapetes circulares e irregulares são recomendados para ambientes mais despojados e descontraídos.



3) Espessura


As opções de espessuras são diversas quando se trata dos tapetes e estas devem ser uma das características principais a se pensar antes de usá-lo.
Em áreas de grande circulação os mais indicados são os de gramatura mais baixa, pois evita acidentes e garante maior durabilidade.
Nos ambientes em que passamos mais tempo sentados, como é o caso da sala de estar, as gramaturas mais altas são indicadas trazendo maior conforto e aconchego.
Vale lembrar que para a escolha da espessura deve-se levar em conta a existência de pessoas alérgicas no ambiente.

 

 

4) Desenho


Quando pensamos em decoração são raras as vezes em que ele é o ponto inicial e traça o caminho do Décor. Desta forma, deve-se pensar em conjunto com as texturas, estampas e cores existentes na decoração do local. Uma ideia é combiná-lo com objetos do ambiente, como as almofadas, seguindo padrões ou cores semelhantes.


 

 5)Manutenção


Para garantir que seu tapete tenha uma boa durabilidade é necessária uma limpeza periódica com aspirador de pó e em caso de manchas recomenda-se o uso de um detergente neutro. Para uma limpeza e manutenção mais profundas, englobando lavagem e secagem é indicado o trabalho de profissionais especializados.


 


Vale lembrar que um tapete de qualidade certamente durará mais, portanto, um investimento maior na sua compra é sempre um custo-benefício.

05/06/2018

Tags:

Decoração de Interiores

Categorias

Follow US